COMO FUNCIONA:
Jogo 4 em 1 (xadrez, ludo, damas e trilha) da Junges é um jogo tradicional de tabuleiro com estojo em madeira MDF. Acompanha kit de peças em plástico (rei 5,6 cm) e regras básicas. Tamanho do tabuleiro 27x27 cm. Estojo com tampa de deslizar - prático para organizar e guardar as peças. Ideal para desenvolver a habilidade estratégica e o raciocínio! Aproveite seus momentos de lazer e se divirta muito!
DAMA
O jogo Dama tem 2 participantes.
O jogo de damas é uma atividade simples e divertida que surgiu por volta do século XII. Para vencer uma partida, o jogador tem que mexer as peças em direção ao lado oposto do tabuleiro enquanto toma (ou "come" ou até "captura", dependendo da preferência de quem está jogando) as peças do seu adversário para tirá-las do caminho. Embora o conceito seja simples, é possível usar diversas estratégias para vencer.
LUDO
O Ludo pode ser jogado no mínimo com duas e no máximo com quatro pessoas. Cada jogador escolhe uma cor (vermelho, verde, azul ou amarelo) e recebe quatro peões. Para definir o andamento da partida, o dado é lançado em cada rodada.
Geralmente, o tabuleiro é composto por 72 casas no total, além de 4 áreas iniciais e 4 áreas finais. Tais áreas possuem as cores idênticas às cores dos peões, determinando qual o espaço inicial e final de cada jogador.
Ao começar a partida, cada jogador lança o dado e se tirar “1” ou “6” poderá movimentar o peão. Caso contrário, terá que passar a vez até conseguir sortear os números determinados.
Após tirar um “6” e colocar um peão no tabuleiro, jogue o dado novamente para descobrir quantas casas você deve andar. Os peões não podem retroceder e só devem andar para frente no sentido horário.
Apesar de se tratar de um jogo de sorte, que depende quase que exclusivamente dos números lançados no dado, o Ludo possui algumas regras que o tornam mais divertido e competitivo.
Exemplificando: se um peão cair no mesmo lugar que o oponente já está, este terá sua peça capturada e deverá voltar ao início do tabuleiro. Isso porque o jogo não permite que duas peças ocupem a mesma casa, com exceção das casas duplas (que são sinalizadas).
Bônus: o “6” é o número premiado no Ludo, pois ele possibilita avançar uma peça em 6 casas e jogar o dado novamente. Mas, como nem tudo são flores. Se o número “6” cair três vezes seguidas, o jogador é obrigado a passar a vez.
Reta final
A reta final trata-se das casas coloridas expostas no tabuleiro, cada jogador possui uma reta de sua cor. Tais retas agem como uma ponte que liga as casas comuns (geralmente brancas) do jogo até a área final de cada jogador.
As retas possuem regras simples: os peões azuis só podem acessar a reta azul, os vermelhos só podem acessar a reta vermelha e assim por diante. Para alcançá-los é preciso dar quase uma volta no tabuleiro, o que acontece já no final do jogo.
Área final
Para chegar até a tão cobiçada área final, o dado deve chegar a um número exatamente igual à distância do peão até a área, o que encerraria o turno para o dono daquela peça. Se o resultado for maior que a distância determinada, o jogador não poderá se movimentar.
Quando uma peça alcança a área final, o jogador recebe um turno extra. Mas, lembre-se que para vencer a partida é preciso chegar com todas as 4 peças até a área final. Sinal de que ainda tem muito jogo pela frente, né?!
TRILHA
O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
O jogo consiste em tres partes principais:
- Colocando as peças: Esta é a fase inicial do jogo onde cada jogador coloca um peça de cada vez alternando entre jogadores, caso um dos jogadores forme uma linha horizontal ou vertical com três peças (um moinho), ele terá o direito de remover uma peça de seu adversário do tabuleiro.
- Movendo as peças: Esta fase se inicia quando ambos os jogadores colocarem suas nove peças em jogo. Consiste em mover suas peças ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma outra casa adjacente. Caso um dos jogadores tenha somente 3 peças em jogo, ele pode "voar" com suas peças, podendo mover para qualquer casa que não esteja ocupada por uma peça do adversário.
- Removendo peças adversárias: Em qualquer uma das fases acima quando um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com 3 peças ele fará um "moinho", isso lhe dá o direito de remover uma peça de seu adversário, contudo você não poderá remover uma peça do seu adversário que faz parte de um moinho dele, a não ser que não exista outra peça para remover.
Estratégia
No começo do jogo, é muito importante colocar as peças nos lugares mais versáteis para tentar formar imediatamente moinhos e não cometer o erro de concentrar as peças próprias em uma área do tabuleiro.
Uma posição ideal, que geralmente resulta em uma vitória, é ser capaz de colocar uma peça que possa se movimentar entre dois moinhos diferentes
Fim da Partida
O jogo termina quando 3 situações são alcançadas:
- Se um jogador reduzir as peças de seu adversário para 2.
- Se um jogador deixar seu adversário sem nenhuma jogada válida. Caso seu adversário tenha somente 3 peças em jogo, ele não poderá ser "trancado".
- Se ambos jogadores estiverem com 3 peças em jogo e, a partir deste momento, se em 10 jogadas não houver vencedor, o jogo terminará e será declarado um empate.
PEGA VARETAS
Número de jogadores: 2 à 4.
Matérias: 10 Varetas pintadas nas cores: Azul, verde, rosa, amarelo e preto
MODO DE JOGAR:
O primeiro jogador deve juntar todas as varetas e soltá-las devagar, deixando-as cair em cima das outras.
Tente pegar uma vareta sem que as outras se movam.
Passe a vez para o outro jogador quando tentar pegar uma vareta e a outra se mover.
VENCEDOR: Cada vareta tem um valor. Ganha o jogo quem tiver o maior número de pontos ao final da partida.
VALORES DAS VARETAS:
AZUL – 1 PONTO
VERDE 2 PONTOS
ROSA – 3 PONTOS
AMARELO – 4 PONTOS
PRETO – 10 PONTOS
COMPONENTES:
Dama e Trilha - 12 pedras brancas e 12 pedras pretas plásticas
Ludo - 16 pinos plásticos e 1 dado
Pega Vareta - 10 Varetas pintadas nas cores: Azul, verde, rosa, amarelo e preto
FICHA TÉCNICA:
- Idade: 8+
-Tempo: 20min
-Jogadores: 2, 2-4
-Idioma: Português
-Lançamento: 2019